Logo Centro Comunitáriodo Laranjeiro/Feijó

Instituição

Infância e Juventude

Centro de Dia

Família e Comunidade

Serviços

CentroValênciasGaleriaInscrições e RenovaçõesContactos

Infância e Juventude - Pré-Escolar


PRÉ- ESCOLAR – Resposta Social

Resposta desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe atividades educativas e de apoio à família.

Destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.

Não se pretende que a Educação Pré-escolar se organize em função de uma preparação para a escolaridade obrigatória , mas que se perspetive no sentido da educação ao longo da vida, devendo, contudo, a criança ter condições para abordar com sucesso a etapa seguinte.

A Educação Pré-escolar cria condições para o sucesso da aprendizagem de todas as crianças, na medida em que promove a sua autoestima e autoconfiança e desenvolve competências que permitem que cada criança reconheça as suas possibilidades e progressos.

A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar estabelece como princípio geral que "a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário".

A Educação Pré-escolar não é apenas uma preparação para o 1º ciclo, mas sim um primeiro contacto e familiarização com contextos ricos e culturalmente estimulantes, capazes de despertar a curiosidade e o desejo de aprender, uma preparação para a educação ao longo da vida.

Neste sentido, há a  responsabilidade de Pais e Educadores e todos os que façam parte interveniente na educação das crianças, de  garantir as condições de futuras aprendizagens com sucesso, promovendo um contacto com a cultura e com os instrumentos que serão úteis à criança para que continue a aprender ao longo da vida.

O Jardim de Infância é o local onde a criança passa muitas horas do seu dia e deve ser um espaço acolhedor para a ajudar a crescer num ambiente privilegiado, enriquecer as suas aprendizagens e promover atividades de carácter lúdico e educativas de forma a favorecer o seu desenvolvimento global.

As crianças são um veículo de transmissão dos conhecimentos adquiridos, quer na escola, quer em casa e nós, os adultos, temos a responsabilidade de lhes “ensinar” as coisas importantes e de lhes incutir os valores e princípios essenciais para a sua vida.

OBJECTIVOS:

a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

b) Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

d) Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

e) Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

f) Despertar a curiosidade e pensamento crítico;

g) Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletivo;

h) Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

i) Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Requisição de Refeições

Agenda Mensal

30 Junho - Sexta
Jantar Solidário, Noite de Fados, pelas 20h00, na Sede.

Agenda Anual

Galeria de Eventos

Parceiros


IRS Solidário: Ajude o Centro Comunitário do Laranjeiro/Feijó, com 0,5% do seu IRS, sem alterar em nada os seus impostos. Consulte aqui.