Logo Centro Comunitáriodo Laranjeiro/Feijó

Instituição

Infância e Juventude

Centro de Dia

Família e Comunidade

Serviços

CentroValênciasGaleriaInscrições e RenovaçõesContactos

Infância e Juventude - Extensão - Espaço Jovem


ESPAÇO JOVEM – Resposta Social

O novo desafio da família e dos educadores poderá ser, num futuro próximo, o de estarem mais atentos às diferentes etapas do desenvolvimento psicológico que antecedem a adolescência e posteriormente, á idade adulta; atendendo á complexidade crescente das sociedades atuais e ao seu grau de exigência, mas também ao modo como as sociedades atuais se apressam elas mesmas sem fronteiras nem limites e concorrentes entre si nestes aspetos.

A adolescência é um grupo social autónomo e com especificidade muito própria.

A participação de um adolescente num grupo de jovens da mesma idade é vulgar e absolutamente necessária. A Importância de estar em grupo relaciona-se com as necessidades educativas, socias, bem como, intrapsíquicas pessoais. Alias, é preocupante ver um adolescente isolado, que não se encontra com outros jovens da sua idade e que fica demasiado limitado ao círculo familiar. Os grupos são um meio de troca de diferentes informações e opiniões. A adesão a um grupo, permite ao adolescente sentir-se integrado na sociedade. O grupo de pares é necessário e indispensável ao adolescente para interpor uma certa distância em relação aos pais e melhor apreender as relações sociais necessárias do futuro adulto.

A rede social na qual os adolescente se inserem é deveras importante. As mudanças de interesses são essenciais, pois permitem estabelecer laços de socialização diversificados com outros jovens. Possibilitam também varias experiencias, nomeadamente na área desportiva, contato com a cultura e com o meio artístico, etc. Em suma, os grupos permitem descobrir diferentes papéis e estatutos sociais e vivenciar diferentes experiências.

Os grupos de Jovens (escuteiros, grupos de igreja, associações, etc.) têm um papel de prevenção e orientação, incutindo e trabalhando diferentes valores. E quanto mais tempo os jovens estiverem ocupados, menor é a probabilidade de enveredarem pela delinquência.

Assim torna-se importante conseguir segurar os jovens da nossa Instituição ao máximo.

Por indisponibilidade dos encarregados de educação, não podem acompanhar os seus educandos a várias atividades e iniciativas que se realizam ao final do dia e ao fim de semana. Falamos de indisponibilidade em termos de horários, pois são progenitores com fortes carências financeiras que chegam a ter vários empregos precários e de baixa escolaridade não tendo conhecimento, nem sensibilidade para avaliar a importância que determinada atividade tem para o seu educando. Por tudo isto, e porque além de trabalharmos com os jovens, queremos trabalhar para os jovens, consideramos que se torna imprescindível apoiá-los quando mais ninguém os apoia. Não porque os encarregados de educação não os queiram apoiar, mas sim, porque têm pouca disponibilidade e, em grande parte, por não saberem como fazer.

A adolescência é também a idade das aprendizagens escolhidas e decididas pelo sujeito. As aprendizagens não são apenas escolares, mas também sociais, afetivas e culturais.

Como a Extensão é mais uma valência do Centro Comunitário que assenta os principais alicerces nos valores cristão e humanitários, propomos aos nossos jovens a possibilidade de também crescerem na sua própria espiritualidade, porque só assim, contribuímos para o seu desenvolvimento integral.

OBJETIVOS

a) Promover a inserção dos jovens na sociedade;

b) Intervir na prevenção da delinquência;

c) Incutir nos jovens valores de cidadania e solidariedade;

d) Orientação profissional;

e) Ocupação dos tempos livres, através de atividades lúdicas, pedagógicas, culturais e desportivas;

f) Consciencializa-los dos problemas e necessidades do bairro;

ATIVIDADES

  • Apoio escolar;
  • Atividades exteriores tais como, idas ao cinema, teatro, praia, surf, canoagem arborismo etc…;
  • Participação em torneios de futsal (femininos e masculinos);
  • Debates com os jovens;
  • Ações de formação;
  • Participações em workshops, ateliers, eventos desportivos e culturais;
  • Concertos e teatro;
  • Acampamentos;
  • Viagens para pousadas da juventude;
  • Organização e realização de iniciativas para angariar fundos destinados a futuras atividades;
Requisição de Refeições

Agenda Mensal

30 Junho - Sexta
Jantar Solidário, Noite de Fados, pelas 20h00, na Sede.

Agenda Anual

Galeria de Eventos

Parceiros


IRS Solidário: Ajude o Centro Comunitário do Laranjeiro/Feijó, com 0,5% do seu IRS, sem alterar em nada os seus impostos. Consulte aqui.