Logo Centro Comunitáriodo Laranjeiro/Feijó

Instituição

Infância e Juventude

Centro de Dia

Família e Comunidade

Serviços

CentroValênciasGaleriaInscrições e RenovaçõesContactos

Família e Comunidade - Atendimento Social


ATENDIMENTO E ACOLHIMENTO DE FAMÍLIAS

O Serviço Social é uma resposta social às pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou outras dificuldades pontuais para prevenir ou resolver problemas que provoquem situações de exclusão social. Em certos casos, atua em situações de emergência.

A equipa técnica da Extensão atualmente faz o acompanhamento social, no âmbito de Ação Social, em toda a área geográfica da zona do Feijó e algumas ruas limítrofes do Laranjeiro.

Esta resposta funciona no 1º espaço da Extensão, sito na Avenida Professor Rui Luis Gomes – Laranjeiro. São realizados os atendimentos sociais, esclarecimento de dúvidas, diligências de acompanhamento e integração dos utentes. Neste mesmo espaço é possível disponibilizar uma sala para diversos momentos de trabalho – reuniões da Comunidade (por exemplo as reuniões de moradores da Técnica da Câmara Municipal de Almada com os moradores dos mais diversos Bairros do Laranjeiro ou simplesmente as reuniões dos moradores do Bairro onde está inserida).

Os atendimentos e acompanhamento dos indivíduos/famílias são efetuados semanalmente com marcação prévia, podendo a Comunidade procurar-nos todos os dias da semana, pois este serviço não é estanque.

Nos restantes dias, são efetuadas as diligências sociais necessárias ao acompanhamento de utentes, organização de processos, convocatórias e serviço externo. 

OBJETIVOS

a) Apoiar pessoas/famílias em situação de dificuldade e/ou emergência social;

b) Informar, orientar e encaminhar através de metodologias próprias, indivíduos e/ou famílias em situação de risco, vulnerabilidade ou exclusão social;

c) Promover a melhoria das condições de vida de indivíduos/famílias no sentido da inclusão social;

d) Prevenir situações de exclusão;

e) Promover a autonomia e autoestima dos indivíduos e famílias, mediante a participação ativa dos mesmos no seu processo de mudança;

f) Dar às pessoas/famílias os meios e recursos que lhes possibilitem planear a sua vida de forma organizada e autónoma;

g) Mobilizar recursos adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Requisição de Refeições

Agenda Mensal

30 Junho - Sexta
Jantar Solidário, Noite de Fados, pelas 20h00, na Sede.

Agenda Anual

Galeria de Eventos

Parceiros


IRS Solidário: Ajude o Centro Comunitário do Laranjeiro/Feijó, com 0,5% do seu IRS, sem alterar em nada os seus impostos. Consulte aqui.