Centro de Dia
CENTRO DE DIA - Resposta Social
Resposta social, desenvolvida em equipamento á mais de 30 anos, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia, prevenindo, assim, situações de dependência ou o seu agravamento, promovendo o bem-estar físico, mental e social dos idosos e / ou dependentes, em colaboração com as famílias.
A família é, supostamente, o único espaço propício para o encontro entre gerações, nem que seja apenas pela aproximação física (Miranda, 2003). No entanto, e infelizmente, também se sabe que por vezes, para alguns idosos, não existe o verdadeiro conceito de família.
Tendo consciência desta realidade, pretende-se que o Centro de Dia seja um local familiar, no qual, os idosos se sintam acompanhados, acarinhados e valorizados pela sua experiência de vida, proporcionando-lhes, durante o dia, a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio- culturais.
É importante resgatar a participação social ativa dos idosos, reaproximando-os, promovendo uma convivência social positiva, quer entre os próprios, quer entre outras gerações.
OBJETIVOS:
a) Proporcionar aos idosos momentos de diversão e descontração;
b) Promover a comunicação e a convivência;
c) Criar um ambiente sereno, descontraído e aberto às experiências;
d) Contribuir para o ajustamento psico-emocional do idoso e sua expressão social;
e) Incentivar, encorajar e estimular os idosos a continuar a fazer planos, a ter ambições e aspirações;
f) Enfatizar os aspetos preventivos do envelhecimento prematuro e de promoção de saúde;
g) Promover a autoestima do idoso, a saúde e o bem-estar;
h) Valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura do idoso, aumentando a sua autoconfiança;
i) Proporcionar uma vida mais harmoniosa, atrativa e dinâmica com a participação e envolvimento do idoso;
j) Incrementar a ocupação adequada do tempo livre para evitar que o tempo de desocupação leve à alienação e passividade;
k) Fomentar uma aproximação através da vivência e valorização cultural das diferentes gerações;
l) Estimular a atividade cognitiva através da observação direta, manipulação e experimentação.